Apóstolo Ezaú Casales

marcafixa (2)PORQUE AS PESSOAS RESISTEM EM HONRAR?

Em Lucas 13.35, está escrito: “E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Esse versículo tem um cumprimento duplo; o primeiro aconteceu no dia que Jesus entrou em Jerusalém, uma semana antes da crucificação. Mas ele também se cumpre hoje. É como se o Senhor Jesus dissesse: “Vocês não vão me ver, me conhecer, receber a benção e nem coisa alguma de Mim, a não ser que digam que bendito é aquele que vem em nome do Senhor”. Quantos vem em nome do Senhor? Eu e os demais pastores, discipuladores e líderes de células temos vindo em nome do Senhor. Se você não aprender a honrar, você não tem uma chave espiritual, você não vai receber através dele. Jesus é um presente de Deus, mas Ele veio em um pacote que os judeus não gostaram.

 1.Porque o líder não corresponde ao padrão que considera aceitável

O problema é que Deus sempre nos envia o que precisamos dentro de uma embalagem que não gostamos. Deus, às vezes, nos manda mensageiros que falam de um jeito que não gostamos, mas se você aprender a honrar aqueles que vem em nome do Senhor, você pode receber a unção que Deus tem para ministrar na sua vida (Mt 8.7). A explicação de Jesus por não poder fazer milagres em Nazaré é que eles não o honraram (Mc 6.4). Ele era um profeta sem honra. Honra significa apreciação, estima, respeito e reconhecimento.

 2.Porque pensam que o homem de Deus não é digno de honra

Eli era sacerdote nos dias de Ana. A bíblia diz que ele era um péssimo líder e seus filhos eram malignos. Em um dia de muita angústia para Ana ela foi ao Tabernáculo orar. Eli vendo-a pensou que estivesse bêbada, tamanha era sua agonia de alma. Ana poderia ter respondido de forma rude e natural a Eli, mas, ao invés disso, ela reconheceu sua autoridade e o chamou de senhor (1 Sm 1.15). Nessa hora, Ana foi recompensada; Eli se sentiu honrado e liberou sobre ela a benção que precisava. Por mais que você pense que uma pessoa não merece honra, a Bíblia diz para tratarmos todos com honra (1 Pe 2.17).

 3.Porque acreditam que não foi Deus que colocou o líder em posição de autoridade

Um conceito muito comum é o pensamento de que nem toda autoridade é constituída por Deus, mas Palavra nos diz exatamente o contrário (Rm 13.1). Alguns gostam de citar Saul dizendo que ele não foi escolhido por Deus, mas pelo povo. O Senhor, pelo contrário, diz que Saul era um escolhido (1 Sm 15.1). Davi recebeu o reino porque honrou Saul, mas este, por sua vez, perdeu o trono por ter desonrado Davi.

 4. Porque imaginam que o ato de honrar um líder é um ato indigno

Hoje, a honra é vista como sinal de estupidez e ignorância, como um ato de puxa saco, bajulador. A mulher que ungiu a cabeça de Jesus com um raro perfume, juntou trezentos denários, ou seja, o salário de quase um ano de um trabalhador comum para comprar aquele perfume. Ela honrou a Jesus, mas nem todos reconhecem a nobreza de sua atitude e consideram desperdício (Mc 14.3-9).

Normalmente as pessoas honram os líderes com a boca, mas o coração e as ações estão distantes. Não atendem a uma convocação de reunião, resistem quando o pastor pede uma oferta especial para um fim específico. Se você valoriza e honra sua igreja, receberá a recompensa da igreja. Nesses anos de ministério aprendi que os irmãos mais abençoados, felizes e prósperos são os que honram seus líderes e os valorizam.

 5. Porque se sentem superiores e melhores que os líderes

Muitos não falam, mas presumem que fariam a obra melhor que seus líderes e com isso deixam de honrá-los. Uma pessoa que tem pouco respeito por ela mesma, as vezes, tentara se sentir maior diminuindo ou desonrando outra pessoa. Pedro nos manda honrar a todos e devemos considerar a todos como superiores a nós mesmos (1 Pe 2.17). Estamos aqui para honrar servindo, mas servir não apenas aqueles que nos servem. Honre seus amigos, seu patrão, seus pais, irmãos e líderes. Lembre-se que o código da honra é a fidelidade. É assim que grandes que grandes alianças são feitas. Mas honre sem interesses e se você for desonrado, Deus levantará pessoas para te honrar.

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13.7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança *

Cultos ao vivo
culto-ao-vivo
Redes sociais

twitter

Visitantes